Ciganas de São Gotardo são detidas após furto em farmácia no Centro de Patos de Minas
Mulher de 64 anos foi presa e duas menores, todas vindas de São Gotardo, foram encaminhadas à delegacia de Patos.
Uma ocorrência policial envolvendo três mulheres da comunidade cigana, oriundas de São Gotardo, chamou a atenção em Patos de Minas nesta segunda-feira (7/4). Três mulheres ciganas, sendo uma adulta de 64 anos e duas menores, de 15 e 12 anos, todas vindas de São Gotardo, foram detidas na última segunda-feira (07) suspeitas de furtar produtos em uma farmácia no centro de Patos de Minas, a cerca de 70 km de nossa cidade. O caso, registrado pela Polícia Militar, levanta questões sobre segurança e mobilidade de grupos itinerantes na região do Alto Paranaíba.123
De acordo com informações da polícia, as três foram abordadas na esquina da Rua Major Gote com a Rua Olegário Maciel, logo após o crime. Durante a busca pessoal, os militares encontraram, na bolsa da idosa, duas cartelas de Neosaldina e duas cartelas de Seakalm. Já na bolsa da menor de 15 anos, foram localizados uma caixa aberta de suplemento alimentar de colágeno, com 56 cápsulas, e um creme Dove. Os produtos, conforme confirmado pela gerente da farmácia, pertenciam ao estabelecimento e foram flagrados sendo furtados por meio das câmeras de segurança já que as três suspeitas deixaram o local sem passar pelo caixa, o que levantou a suspeita imediata da equipe no estabelecimento.
Questionada pelos policiais, a idosa, que é avó de criação das menores, inicialmente disse que os itens haviam sido presenteados por um desconhecido. Porém, logo em seguida, confessou ter furtado as cartelas de Neosaldina. As adolescentes, por sua vez, negaram participação no furto e afirmaram que apenas acompanhavam a avó. As três contaram que pertencem à comunidade cigana de São Gotardo e que chegaram a Patos de Minas no domingo (6/4), com planos de ficar na cidade por alguns dias. Segundo elas, o grupo viaja regularmente pedindo dinheiro para comprar panos de prato, que depois revendem como meio de sustento. No entanto, o furto em Patos sugere que nem todas as atividades do trio estavam dentro da legalidade.
Detalhes da ocorrência
Em um primeiro momento, as menores negaram envolvimento, mas a mulher adulta confessou ter subtraído os medicamentos. Os produtos então foram devolvidos ao estabelecimento onde o crime ocorreu.
A gerente da drogaria reconheceu os produtos como sendo do estoque da loja e reforçou que as câmeras de segurança registraram o momento em que a idosa cometeu o furto. Diante das provas, a mulher de 64 anos foi presa em flagrante e encaminhada à delegacia de plantão da Polícia Civil de Patos de Minas. As duas menores, netas de criação da idosa, também foram conduzidas para procedimentos específicos conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Conselho Tutelar foi acionado para acompanhar o caso.
As adolescentes informaram ser irmãs biológicas e disseram que seus pais não estavam em Patos de Minas no momento da ocorrência. Elas relataram que os pais são ciganos que vivem viajando e que não sabiam seu paradeiro exato. Mais tarde, o pai das meninas, um homem de 31 anos, compareceu à delegacia, tomou conhecimento dos fatos e acompanhou os procedimentos. Ele informou que a família possui um endereço fixo em Monte Carmelo, mas que raramente ficam no local devido ao estilo de vida nômade.
Após os trâmites legais, as menores ficaram sob os cuidados do Conselho Tutelar e, posteriormente, foram liberadas ao pai, enquanto a idosa permaneceu detida para as devidas providências judiciais.
A polícia não divulgou se há registros anteriores de crimes semelhantes envolvendo o trio.
Reflexo local
A proximidade entre São Gotardo e Patos de Minas, cidades conectadas pela BR-352, facilita esse tipo de deslocamento. Para a nossa cidade, o caso pode acender um alerta sobre como ações isoladas de indivíduos da comunidade local podem impactar a percepção da cidade em outros municípios da região. Com uma comunidade cigana significativa, episódios como esse retomam discussões sociais sobre os grupos itinerantes que residem ou passam pela região.
REDAÇÃO CLUBE NOTÍCIA. Trio cigano com idosa e duas menores é levado a delegacia após furto em farmácia no centro em Patos de Minas. Clube Notícia, Patos de Minas, 8 abr. 2025, 07:03. Disponível em: https://clubenoticia.com.br/trio-cigano-com-idosa-e-duas-menores-e-levado-a-delegacia-apos-furto-em-farmacia-no-centro-em-patos-de-minas/. Acesso em: 9 abr. 2025.
AMÂNCIO, André. Idosa é presa por furto em drogaria no centro de Patos de Minas; duas adolescentes também foram conduzidas. Patos Agora, Patos de Minas, 8 abr. 2025. Disponível em: https://patosagora.net/noticia/idosa-e-presa-por-furto-em-drogaria-no-centro-de-patos-de-minas-duas-adolescentes-tambem-foram-conduzidas. Acesso em: 9 abr. 2025. Fonte: Clube Notícia.
GONTIJO, Vanderlei. Mulher "cigana" é presa após furtar produtos em farmácia no centro em Patos de Minas. Patos1, Patos de Minas, 8 abr. 2025. Disponível em: https://patos1.com.br/noticia/mulher-cigana-e-presa-apos-furtar-produtos-em-farmacia-no-centro-em-patos-de-minas. Acesso em: 9 abr. 2025. Fonte: Clube Notícia.